Que Fernando de Noronha é um paraíso na terra eu não preciso nem dizer, não é mesmo? E também é o primeiro lugar do país livre do Covid! Mas esse destino tem suas particularidades e durante essa semana vamos te ajudar a programar sua viagem para o lugar queridinho dos famosos!

QUANDO IR?
Aí depende. A estação seca vai de agosto a fevereiro e a estação chuvosa vai de março a julho. Se você quer surfar ‍♀️, programe sua viagem para janeiro ou fevereiro que é quando a ilha ganha suas melhores ondas. Se você quer aquele mar calmo estilo piscininha , vá entre agosto e outubro.

TPA
A taxa de preservação ambiental é cobrada de acordo com a sua permanência na ilha (73,52 por dia). Nossa dica aqui é pagar a taxa com antecedência no site oficial e guardar o comprovante para apresentar ao controle no aeroporto (tanto na chegada como na saída). Isso te poupará filas e cada segundo a mais na ilha é precioso!

PARQUE NACIONAL MARINHO
Fernando de Noronha é um Parque Nacional e para visitar as áreas do parque você precisa comprar seu ingresso. O ingresso custa 106 reais e vale para 10 dias de visitas. Pode ser adquirido na ilha mesmo (quem compra online precisa retirar o cartão no PIC da mesma forma). Esse ingresso permite a você ter acesso às praias do Sancho, Leão, Atalaia, Sueste, Baía dos Porcos, passeios de barco e trilhas.

LOCOMOÇÃO NA ILHA
Você terá basicamente três opções:
Ônibus: Circula por toda a BR indo do Sueste ao Porto. Acontece que a maior parte das praias fica um pouco distante da estrada asfaltada e você terá que caminhar de 10 a 20 minutos dependendo do local. Cada passagem custa em torno de 5 reais.
Taxi: os valores das corridas são tabeladas, custando entre 20 e 40 reais dependendo da origem e destino.
Bugue: considere pagar até 280 reais por dia na locação, fora o combustível que custará a bagatela de 7 reais o litro. O bugue compensa somente se você tiver dificuldade de locomoção ou esteja planejando fazer muitos deslocamentos no mesmo dia. Ah, outra dica importante, fique atento ao estado do veículo, na minha última viagem me ofereceram desconto para pegar um bugue sem freio rs!